O Livro, O Fim do Marketing como nós conhecemos, escrito por Sergio Zyman, ex-diretor de Marketing da Coca-Cola Company, nos traz várias diretrizes das novas tendências do cenário de marketing, no mercado, e de como deve ser nosso comportamento em um mundo moderno, dinâmico, onde os consumidores possuem um poder de compra extraordinário e acesso a informações através de redes sociais e notícias online.
Zyman tem um pensamento completamente adverso a tudo àquilo que aprendemos anos atrás quando iniciamos nossa faculdade.
Achei fantástica a maneira como o livro aborda o marketing, mostrando que realmente nada é certo, tudo depende do prisma que você enxerga as coisas.
Uma citação incrível que me fez refletir muito, foi, que quando se faz a pergunta em relação a um copo preenchido com líquido até a metade, algumas pessoas dizem que ele está meio cheio e outros dizem que está meio vazio, mais Zyman olha para o copo e diz, quebre ele, faz outro e encha novamente, ou seja, ele tem uma visão além da aparência, ele vai onde a maioria não consegue e não tem a capacidade de pensar e ir. Como diria Henry Ford: “Pensar é trabalho mais difícil que existe. Por isso tão poucos se dedicam a ele.”
A maioria das pessoas conhece Zyman devido ao episódio onde a Coca-Cola Company lançou a New Coke, e eliminou a Coca-Coca Classic do mercado, gerando uma enorme insatisfação e revolta por parte dos consumidores, Zyman diz que aonde ele chega é apresentado como o causador do pior episódio da companhia, todavia, não podemos ser hipócritas e subestimar o talento e capacidade peculiar que ele possui, em aumentar o consumo de diversos produtos.
Acredito piamente, que nesse momento todos da Coca-Cola company, tiveram oportunidades e aprendizados que não teriam obtido se tudo tivesse ocorrido conforme o previsto. Albert Einstein foi indiscutivelmente soberano quando diz que no meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
Entre as características de Zyman, as mais visíveis, e não quero que pareça que eu estou fazendo uma análise caricata dele, são: inovação, criatividade, busca pela excelência, e possui uma visão holística invejável, consegue criar mensagens, que nós consumidores, ficamos encantados, fascinados, e o mais incrível vamos correndo buscar o produto, mesmo não sendo ele tão necessário assim, mais pelo anúncio criado, acreditamos que é uma necessidade primordial e não abrimos mão de ficar sem determinados produtos.
Que mágica é essa? Poder de hipnose, encantamento, ou feitiçaria? Não!!!! Nada disso, Zymam afirma repetidas vezes que marketing, não é arte, muito menos magia, ou qualquer coisa do gênero, ele nos mostra que assim como a maioria das disciplinas que aprendemos nas universidades no processo de formação profissional, marketing é uma ciência, sim, uma ciência que requer dedicação, estudo, disciplina, pesquisa e muito planejamento estratégico, para que mais consumidores, consumam mais produtos, mais vezes pagando cada vez mais caro por eles.
Durante o período em que trabalhou para a Coca-Cola Company, Zyman aumentou o faturamento da empresa que era de US$ 56 bilhões para US$ 193 bilhões, ele cometeu um erro gravíssimo no episódio New Coke, porém tem talento para maximizar lucros e faz isso com maestria.
Zyman sempre priorizou valorizar e atrair mais consumidores, ele nos mostra que não importa se o seu produto ou marca tem prestígio, recebe prêmios importantes, e é desejado pelo consumidor, o que realmente importa é: quantos produtos estão sendo consumidos e se no final do balanço patrimonial, o lucro líquido está em ascensão extraordinário ou em declínio.
Fazer com que mais clientes, comprem mais vezes os mesmos produtos por preços cada vez mais elevados.... Uma teoria fantástica, trabalhada com diretrizes oferecidas por uma pessoa extremamente competente, com um currículo invejável, experiência nas maiores empresas do mundo, viajando cerca de milhares de quilômetros por ano, visitando mais de 100 países ao ano, uma riqueza de cultura, e conhecimento de necessidade de cada povo, a ser tratado de maneiras distintas, o que resultou em um sucesso, merecido.
Assim como qualquer profissional, Zyman comete erros e tem projetos que foram um fracasso, fez as empresas terem prejuízos enormes, todavia perfeição não é muito comum se ver por ai, ou melhor, muito raramente, para não dizer nunca. Em se tratando do mundo dos negócios menos ainda, é praticamente utopia imaginarmos uma organização livres de erros, porém, o mais importante e que eu gostaria de enfatizar é que Zyman é um desses caras brilhantes, competentes e visionários e se quisermos agregar valores ao nosso acervo intelectual devemos no mínimo colocar em prática algumas das muitas diretrizes que ele nos aponta.
É importante agregar valor à sua marca, aos seus produtos e torná-los conhecidos, mais nada disso importa se você não consegue maximizar os lucros e fizer com que sua empresa cresça astronomicamente como Zyman faz.
E se você é da minha geração, que aprendeu que marketing é a arte do encantamento.... Convença-se isso já se tornou obsoleto, como muitas outras coisas, agora o que nos resta é seguir os passos de pessoas brilhantes para não andarmos pelas trevas do fracasso.
@andressasusana