segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O que é marca para você?

por @andressasusana

Esta foi uma pergunta inicial da primeira aula de Gestão de Marca e Imagem, ministrada pelo professor Marcos Hiller, na Unitoledo da cidade de Araçatuba-SP.
                Marca, para mim é o poder de persuasão que algumas empresas possuem para me convencer a comprar determinado produto.
                Algumas marcas conquistam uma força tão grande entre os consumidores e conseguem um posicionamento onde determinam seu preço, e nós, consumidores, pagamos qualquer valor, para possuirmos determinadas marcas, por que isso acontece? Qual é o segredo que algumas marcas possuem para nos convencer a adquiri-las?
                É fascinante o nível que algumas marcas conseguiram alcançar no decorrer de sua história, a capacidade de encantar clientes, o fascínio das cores, da arte, enfim, a marca é o trabalho árduo de empresas visionárias que querem marcar o mundo de alguma maneira.
                Não creio que há uma receita para se alcançar o ápice do sucesso, ou a perpetuação de determinadas marcas, todavia, existem diretrizes e conceitos que nos impulsionam a atingir este objetivo.
                Grandes nomes, como Apple, Coca-Cola, MC Donald’s, Dolce & Cabana, Giorgio Armani, Calvin Klein, entre outros, são empresas que incentivam a inovação, a busca pelo diferencial, têm por objetivo proporcionar a nós, consumidores, “a cereja do bolo”, o toque final que faz a diferença e nos seduz a pagar o seu preço, seja ele qual for.
                Marca proporciona uma sensação de felicidade, sentimento de que conquistamos algo que para nós é inestimável, vestir uma roupa assinada por Giorgio Armani e usar um perfume Calvin Klein é mostrar para nós e para o mundo que somos sofisticados e que apreciamos um produto diferenciado, inovador, criativo, e claro com uma marca valorizada que nos proporciona um status e uma sensação de poder.

                 Em contrapartida existem pessoas que dizem que não compram produtos de marcas conhecidas; se defendem dizendo que os produtos possuem as mesmas funções que os demais e custam preços bem mais elevados e que marca é uma maneira de fazer você gastar mais por um produto similar a tantos outros.
              Esse pensamento tem fundamento sim, realmente, marcas conhecidas colocam seu preço, e a gente paga mesmo sendo mais caro, porém, existem marcas que conseguem invadir o cotidiano e se fazer necessário, é o caso de produtos como amido de milho, que fez que com seu produto se tornasse a tão famosa marca MAIZENA, dificilmente notamos as pessoas dizer: “vou ao supermercado comprar amido de milho”, frequentemente dizem “vou comprar MAIZENA”.
               Esse é um exemplo de perfeição em estratégia de marca, conseguir transmitir ao consumidor motivos convincentes para se adquirir um produto ou serviço, e ficar na memória mesmo que os produtos ou serviços deixem de existir.


                E você deseja passar pela vida no anonimato ou quer deixar sua marca no mundo?

2 comentários:

  1. Olá minha querida amiga Andressa!!!

    Estou passando primeiramente para lhe desejar parabéns pelo blog! Adorei!

    Em segundo, gostaria de complementar essa questão de marca em produto/serviço. No meu modo de analisar, vejo que para lograr êxito necessita-se de um bom produto/serviço e uma boa comunicação com o público em geral. E aí que mora o grande problema.... as organizações, às vezes, pecam.
    Porém, aquelas organizações que sabem o que dizer, como dizer, para quem dizer e com que frequência dizer, com certeza terão suas marcas lembradas.
    Claro que o consumo da maioria dos produtos/serviços estão ligados às questões que Maslow, em sua teoria das necessidades humanas defende: As pessoas buscam suprir suas necessidades básicas, de segurança, sociais para só então buscarem as necessidades de auto-estima. E, dependendo do produto/serviço, este só será atendido quando as outras necessidades primárias forem atendidas. O que se costuma ver é algumas pessoas deixando de atender tais necessidades primárias para alcançarem as secundárias. Fazer o quê, não é?!?!?! é o poder do marketing!!!!

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  2. É amigo, é fazer com que mais pessoas, consumam mais vezes o seu produtos ou serviço, pagando cada vez mais por isso!!!! rsrsrs

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