Esta foi uma pergunta
inicial da primeira aula de Gestão de Marca e Imagem, ministrada pelo professor
Marcos Hiller, na Unitoledo da cidade de Araçatuba-SP.
Marca,
para mim é o poder de persuasão que algumas empresas possuem para me convencer
a comprar determinado produto.
Algumas
marcas conquistam uma força tão grande entre os consumidores e conseguem um
posicionamento onde determinam seu preço, e nós, consumidores, pagamos qualquer
valor, para possuirmos determinadas marcas, por que isso acontece? Qual é o
segredo que algumas marcas possuem para nos convencer a adquiri-las?
É fascinante
o nível que algumas marcas conseguiram alcançar no decorrer de sua história, a
capacidade de encantar clientes, o fascínio das cores, da arte, enfim, a marca
é o trabalho árduo de empresas visionárias que querem marcar o mundo de alguma
maneira.
Não
creio que há uma receita para se alcançar o ápice do sucesso, ou a perpetuação
de determinadas marcas, todavia, existem diretrizes e conceitos que nos impulsionam
a atingir este objetivo.
Grandes
nomes, como Apple, Coca-Cola, MC Donald’s, Dolce & Cabana, Giorgio Armani,
Calvin Klein, entre outros, são empresas que incentivam a inovação, a busca
pelo diferencial, têm por objetivo proporcionar a nós, consumidores, “a cereja
do bolo”, o toque final que faz a diferença e nos seduz a pagar o seu preço,
seja ele qual for.
Marca proporciona
uma sensação de felicidade, sentimento de que conquistamos algo que para nós é
inestimável, vestir uma roupa assinada por Giorgio Armani e usar um perfume
Calvin Klein é mostrar para nós e para o mundo que somos sofisticados e que
apreciamos um produto diferenciado, inovador, criativo, e claro com uma marca
valorizada que nos proporciona um status e uma sensação de poder.
Em contrapartida existem pessoas que dizem que não compram
produtos de marcas conhecidas; se defendem dizendo que os produtos possuem as
mesmas funções que os demais e custam preços bem mais elevados e que marca é
uma maneira de fazer você gastar mais por um produto similar a tantos outros.
Esse
pensamento tem fundamento sim, realmente, marcas conhecidas colocam seu preço,
e a gente paga mesmo sendo mais caro, porém, existem marcas que conseguem
invadir o cotidiano e se fazer necessário, é o caso de produtos como amido de
milho, que fez que com seu produto se tornasse a tão famosa marca MAIZENA, dificilmente
notamos as pessoas dizer: “vou ao supermercado comprar amido de milho”,
frequentemente dizem “vou comprar MAIZENA”.
Esse é um
exemplo de perfeição em estratégia de marca, conseguir transmitir ao consumidor
motivos convincentes para se adquirir um produto ou serviço, e ficar na memória
mesmo que os produtos ou serviços deixem de existir.
E você
deseja passar pela vida no anonimato ou quer deixar sua marca no mundo?

Olá minha querida amiga Andressa!!!
ResponderExcluirEstou passando primeiramente para lhe desejar parabéns pelo blog! Adorei!
Em segundo, gostaria de complementar essa questão de marca em produto/serviço. No meu modo de analisar, vejo que para lograr êxito necessita-se de um bom produto/serviço e uma boa comunicação com o público em geral. E aí que mora o grande problema.... as organizações, às vezes, pecam.
Porém, aquelas organizações que sabem o que dizer, como dizer, para quem dizer e com que frequência dizer, com certeza terão suas marcas lembradas.
Claro que o consumo da maioria dos produtos/serviços estão ligados às questões que Maslow, em sua teoria das necessidades humanas defende: As pessoas buscam suprir suas necessidades básicas, de segurança, sociais para só então buscarem as necessidades de auto-estima. E, dependendo do produto/serviço, este só será atendido quando as outras necessidades primárias forem atendidas. O que se costuma ver é algumas pessoas deixando de atender tais necessidades primárias para alcançarem as secundárias. Fazer o quê, não é?!?!?! é o poder do marketing!!!!
É amigo, é fazer com que mais pessoas, consumam mais vezes o seu produtos ou serviço, pagando cada vez mais por isso!!!! rsrsrs
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