segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Abobrinha disfarçada de chuchu?




A nova propaganda da montadora japonesa, Nissan, com o modelo “March” traz uma abobrinha verde. Isso mesmo, uma abobrinha (que mais parece um chuchu). Fico pensando o que leva uma empresa a pensar que “atacando” a concorrência ela conquistará mais consumidores???
Depois dos pôneis malditos, que dispenso qualquer tipo de comentário, a Nissan me surpreende mais uma vez, sinceramente não acredito que esse tipo de anúncio convencerá algum consumidor a mudar de montadora, eles não estão dando motivos convincentes de que seu produto é diferente, estão mais preocupados em criticar a concorrência, dizendo que a concorrência disfarça mudanças e que os carros novos não passam de carros velhos com alguns detalhes novos.
Acredita-se que este tipo de atitude proporciona resultados, sinceramente, pelas excelentes aulas de “Branding” que eu tive com um excelente profissional da área, Marcos Hiller, não acredito que este tipo de anúncio alavancará as vendas.
Não estou aqui para fazer propaganda ou dizer que sou contra os automóveis da Nissan, todavia, como consumidora, eu vejo que eles não estão me dando motivos para sair da minha casa e ir até a concessionária conhecer seus carros, ao contrário da americana, Ford, que está fazendo um trabalhando brilhante com “Fordconect”, que proporciona experiências ímpares a seus clientes e futuros clientes, é uma oportunidade de conhecer o produto sem “atacar” a concorrência; outro exemplo: a italiana, Fiat, que lançou a campanha “O que te move?” totalmente direcionada ao cliente, ela mostra interesse em saber o que o consumidor sente, espera, enfim, quer conhecer melhor seus clientes para oferecer um produto que com certeza ele irá adquirir.
Comparando esses exemplos de comportamento das montadoras, vejo a diferença na perspectiva de ótica de cada uma: a primeira, no caso, Nissan, está preocupada em “atacar” o concorrente, enquanto a Ford e a Fiat, em nenhum momento fazem comparativos, simplesmente, mostram motivos para os consumidores adquirir um Ford ou um Fiat e criam um laço de amor entre eles.
No fechamento de contas, no balanço patrimonial quem terá os resultados positivados? Alguma dica? Quem teve o poder de persuasão maior?
Atualmente tenho um GM- Chevrolet, e na próxima aquisição pretendo experimentar um Ford, ou um Fiat, pois, ambos estão totalmente direcionadas a mim, querem a minha opinião sobre os seus produtos e estão me motivando a ir até eles e conhecê-los melhor. Olha a riqueza na linguagem direta comigo, consumidor, que deve sempre ser o foco, o público-alvo que as empresas almejam atingir, afinal, concorrente não adquire seus produtos não é mesmo?
A ideia da americana, Ford, “conectar” os clientes com a montadora; e a italiana, Fiat, que se direciona a mim e pergunta: “o que te move?” são simplesmente espetaculares, elas seguiram a diretriz de Philip Kotler que diz: “Se você criar um caso de amor com os seus clientes,  eles próprios farão a sua publicidade”.
Nissan, uma dica: Abobrinha combina muito com carne seca! Rsrsrs. O carro pode ser excelente, possuir diversos atrativos, porém, vocês não mostraram os detalhes do carro e nem o motivo pelo qual eu devo adquiri-lo.

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