por @andressasusana
Atualmente, a palavra sustentabilidade, vem ganhando cada vez mais espaço na mídia e nas discussões das políticas ambientais da maioria das empresas, porém, será que realmente estamos conscientes do verdadeiro significado do que essa palavra representa? Pois, sustentabilidade é aproveitar os recursos naturais, que são finitos, de maneira racional, minimizando a depreciação do ambiente. No entanto, o que vejo, é a hipocrisia tomando conta das pessoas que se julgam apta a discutir qualquer tipo de assunto, porém, mais parecem seres acéfalos que agem como se soubessem de tudo e que no fundo não tem a menor ideia do que precisam fazer para que possamos possuir um mundo sustentável.
A industrialização por mais que tente nunca será sustentável, pois, de alguma maneira estamos interferindo no percurso natural das coisas, porém, existem maneiras inteligentes de se aproveitar os recursos, entre eles, o processo de reciclagem que vem contribuindo muito para a redução deste problema, evitar o desperdício, plantar árvores e jogar os lixos nos devidos lugares, são apenas alguns exemplos que devem ser seguidos!
Devemos ter discernimento ao tomarmos qualquer decisão, porque, será que as empresas estão usando a sustentabilidade como pretexto para reduzir os custos e aumentar o lucro? Simples, quando os bancos pedem para substituirmos nossas faturas impressas por digitais, eles realmente estão preocupados em poupar o meio ambiente, ou estão querendo economizar com as despesas de postagem, já pensaram por este prisma?
Tudo o que fazemos hoje em dia interfere no meio ambiente, deixamos de usar o papel, porém, utilizamos produtos eletrônicos, repleto de radiação e que necessita de energia elétrica para funcionar, isso não deprecia o meio ambiente? Quanto da natureza foi necessário desaparecer para que estes produtos fossem produzidos? Enquanto o papel há décadas vem trabalhando com processo de reciclagem e florestas replantadas!
Utilizamos combustível, construímos prédios, colocamos pedras e granitos em nossas obras, e usamos eletrônico o tempo todo e ainda falamos em sustentabilidade, como é possível?
As sacolas plásticas foram “extintas” do mercado, porém, se você desejar, pode adquirir o produto só que agora tem que pagar por isso, quanta contradição, não é mesmo?
Por isso, eu afirmo, a sustentabilidade está camuflada, e depende de cada um o discernimento sobre o que realmente contribui para preservar o que ainda resta do nosso planeta, pense nisso!

Nenhum comentário:
Postar um comentário